MOSC, preservar o passado é conquistar o futuro.

A Criação do MOSC

A ideia da criação do Museu da Odontologia de Santa Catarina surgiu há alguns anos com a assinatura de um protocolo pelos presidentes das quatro Entidades de Odontologia do Estado: a Academia Catarinense de Odontologia (ACO), a Associação Brasileira de Odontologia Seção de Santa Catarina (ABOSC), o Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CROSC) e o Sindicato dos Odontologistas do Estado de Santa Catarina (SOESC). Esse ato se deu numa Assembleia Solene da ACO, realizada no dia 23 de abril de 2004, na cidade de Joaçaba (SC).

Este protocolo de intenções ficou durante anos adormecido sem que qualquer ação posterior tivesse sido realizada no sentido de viabilizar o prosseguimento dessa iniciativa, a não ser a busca por espaço para guarda do acervo que estava sendo adquirido. Este vagar tornou o empreendimento desconhecido pelos presidentes de algumas dessas Instituições, que assumiram posteriormente os cargos.

No dia 07 de julho de 2016 o Presidente da ACO, Ac. Saulo Silva Jabor, assinou a Portaria 03/2015-2017 designando os Acadêmicos Claudio Cezar Francalacci, Mauro Amaral Caldeira de Andrada e Ricardo de Souza Vieira para comporem uma comissão encarregada de retomar esse projeto. Por caducidade, em vista da troca de gestão, o Presidente Ac. Antônio Gonçalves Filho assinou, no dia 02 de maio de 2018, a Portaria 06/2017-2019, referendando a nominata anterior. Por entender a necessidade de aporte de mais um colaborador na Comissão, o Ac. Antônio Gonçalves Filho assinou em 05 de maio de 2019 a Portaria 08/2017-2019, designando para fazer parte da Comissão a Ac. Joeci de Oliveira.

Naquela ocasião o grupo realizou contato com o Coordenador do Nucleo de Estudos Açorianos, (NEA) Francisco do Vale Pereira e a professora Rosana Nascimento, graduada em museologia pela universidade Federal da Bahia (2008) e na época lotada no departamento de Expressão Gráfica-EGR/CCE/UFSC. Este contato foi de grande valia pois trouxe todas as informações sobre a documentação legal necessária para a fundação de um museu da odontologia.

Durante 2 anos várias foram as tentativas para formalizar um convênio com a UFSC, porém, em vista da burocracia, todas foram frustradas.

No primeiro semestre do ano de 2019 foi realizada uma visita à Fundação Catarinense de Cultura para a busca de novas informações. Nessa conversa, fomos orientados sobre a necessidade da oficialização do museu com a criação e o registro de um Estatuto e Regimento Geral, condição indispensável para a participação nos eventos oficiais. Também nos sugeriram participarmos do Edital de Cultura Elizabeth Anderle, onde poderíamos conseguir algum recurso financeiro para contratar uma museóloga e iniciar a confecção da documentação.

No segundo semestre do mesmo ano, com o apoio do Presidente da ACO, Acadêmico Jorge dos Passos Corrêa Cobra e as inclusões dos Acadêmicos Casimiro Manoel Martins Filho, Delmo Tavares e Nestor de Carvalho à Comissão, o projeto de criação do museu foi retomado. Foi autorizada pela diretoria a contratação da museóloga Poliana Santana para assessorar essa comissão que imediatamente iniciou a elaboração do Estatuto e do Regimento Geral do MOSC.

Este trabalho, inicialmente, foi realizado de forma presencial com reuniões semanais às 14:00hs na sede da Academia Catarinense de Odontologia, localizada no edifício João Moritz, 153, sala 501, Praça XV de Novembro, centro de Florianópolis. Porém, em março de 2020, tendo em vista o aparecimento da pandemia corona vírus, prosseguiu de forma virtual, pela plataforma Google Meet. ngj-oggo-rnx. Esta nova forma de trabalho possibilitou agregar membros de outras localidades do Estado que ampliou o leque de ideias e contribuições ao MOSC. Após alguns meses de intensos debates, o trabalho foi concluído e os documentos encaminhados para serem analisados e aprovados pela diretoria da Academia.

Cabe ressaltar que inicialmente foi aprovado em diretoria e em reunião extraordinária da Assembleia da ACO, em 10 de agosto de 2019, a documentação com o nome Museu da Odontologia do Estado de Santa Catarina ficando nesse momento oficialmente criado o museu. Ato contínuo e por orientação da museóloga Poliana, a palavra Estado foi suprimida por questões de legalidade, tendo sido necessária a convocação de reunião extraordinária da Assembleia, para a aprovação da mudança de nome, o que ocorreu no dia 05 de agosto de 2020. A partir dessa data o museu passou a ser chamado da Museu da Odontologia de Santa Catarina. Nesta mesma reunião da Assembleia também foram aprovados os nomes dos primeiros 03 cargos do Conselho Diretor do MOSC. O Presidente Acadêmico Casimiro Manoel Martins Filho, o Vice-Presidente Acadêmico Mauro Amaral Caldeira de Andrada e a Diretora Financeira Acadêmica Joeci de Oliveira e, também, o Estatuto e o Regimento Interno do museu.

E assim, nosso museu recebeu o nome que atualmente estampa em seus documentos oficiais: Museu da Odontologia de Santa Catarina (MOSC).

A partir dessa aprovação os documentos foram encaminhados para análise criteriosa dos Advogados Fabio Jabor e Raul Tavares da Cunha Melo e em seguida enviados ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Florianópolis, para as providências necessárias relacionadas ao registro oficial.

A primeira reunião do Conselho Diretor do MOSC foi realizada no formato digital, usando o link da sala virtual de domínio da ACO, no dia 12 de agosto de 2020, também na plataforma Google Meet e contou com as presenças dos Diretores Casimiro Manoel Martins Filho, Mauro Amaral Caldeira de Andrada, Joeci de Oliveira e dos colaboradores Delmo Tavares, Alberto Fedeli Junior, Nestor Schmidt de Carvalho e Ricardo Vieira. O tema debatido foram as diretrizes gerais a serem implementadas, dentre elas a criação do site e da logomarca do museu. Em reuniões subsequentes, ficou definido que o site ficaria sob a responsabilidade do Sr. Marcelo Tavares e a logomarca da empresa BPM cujo diretor é o Sr. Luiz Henrique Molleri.

À época da edição deste relato sobre a criação do MOSC, prosseguem as atividades de forma online sendo o tema principal, a construção do site.

Ac. Casimiro M Martins Filho
Presidente CD

Ac. Mauro Caldeira de Andrada
Vice-Presidente

Ac. Delmo Tavares
Secretario Ad Hoc CD

Ac. Joeci de Oliveira
Diretora Financeira