MOSC, preservar o passado é conquistar o futuro.

Formação do acervo do MOSC

O MOSC tem como missão promover a história da odontologia dando visibilidade ao estudo, à pesquisa e à difusão do seu acervo, assim como assegurar a sua conservação, proteção, valorização, ampliação e reconhecimento como patrimônio da odontologia catarinense.

Tem como objetivo geral preservar a memória da odontologia catarinense por meio de pesquisa, exposição, ação socioeducativa, buscando a integração da classe profissional e a sociedade; contribuindo, desta forma, para a consolidação da história da odontologia do Estado de Santa Catarina.

Para a constituição dos acervos do MOSC, torna-se necessário reunir equipamentos, materiais, instrumentais, livros, peças literárias, separatas, documentos, imagens, vídeos e demais objetos usados na odontologia para o exercício profissional, a fim de compor os acervos: museológico, bibliográfico e arquivístico do MOSC.

Estimular a doação de objetos afins por intermédio de ações específicas definidas pelo museu; promovendo ações que divulguem a história da odontologia de Santa Catarina e promover ações de identificação, registro de seus acervos, mantendo atualizada a documentação museológica dos bens culturais que irão integrar os seus acervos, é uma estratégia importante implementada pelo MOSC.

Para que isto ocorra, precisamos reunir equipamentos, materiais instrumentais, livros, peças literárias, separatas, documentos, imagens, vídeos e demais objetos usados na odontologia, para compor uma coleção de acervos compatível com as diretrizes museológicas, que possam ser doados pela comunidade odontológica em geral em consonância com o Inventário Nacional de Bens Culturais.

O Conselho Diretor do MOSC entendeu que o preenchimento preliminar de um formulário denominado Formulário de Intenção de Doação, com todos os dados referentes ao bem a ser doado ao acervo do museu, será um passo importante para a realização da doação pois, com isto, haverá uma análise prévia do material e manifestação do interesse da entidade na sua aceitação.