MOSC, preservar o passado é conquistar o futuro.

Acervo Museológico

 

A Odontologia enquanto ciência, requer constante evolução na terapêutica inserindo o uso de medicamentos .

MEDICAMENTOS : MEDICAMENTUM : Provém do Latim , vocábulo com o mesmo tema de medicina , ligado ao VERBO MEDEOR ( cuidar de, proteger, tratar ).

Medicamentos, são substâncias ou preparações com origem no passado com a utilização de ervas e plantas. Atualmente feitos de produtos químicos, outros elaborados pela engenharia genética em indústrias farmacêuticas e farmácias .

“Com base nos marcos da evolução terapêutica apoiada em fármacos e medicamentos, pode-se facilmente verificar que poucos dos compostos e remédios existentes até o período da “idade dourada das descobertas” (1945-1965) ainda estão em uso. Ainda resistem vários medicamentos de origem botânica, fonte inesgotável de compostos para a terapêutica humana, entre os quais se incluem vários alcaloides (morfina, escopolamina etc), sulfas, penicilinas... Os resultados desse processo dinâmico podem ser qualificados e quantificados: doenças erradicadas, enfermidades controladas, redução dos índices de mortalidade infantil etc.

Atualmente, muitos recursos estão a disposição dos profissionais da saúde advindos da evolução de outras ciências, que facilitam a missão dos cientistas, a fim de que possam, de forma acelerada vencer os desafios que constituem o passivo existentes e enfrentar os novos que vierem”.