MOSC, preservar o passado é conquistar o futuro.

Acervo Museológico

 

A odontologia ao longo das últimas décadas sofreu mudanças não apenas no que se refere aos materiais e instrumentais como também nas técnicas empregadas nos tratamentos odontológicos.

Alguns materiais odontológicos foram sendo modificados e melhorados e mesmo substituídos por outros em vista dos grandes avanços da tecnologia e com isto possibilitaram a sua utilização com melhores resultados não só no quesito relacionado a estética como também na biocompatibilidade esta, uma importante conquista da ciência com benefícios para tratamentos atuais.

Restaurações metálicas diretas ou mesmo indiretas deram lugar a cerâmicas de alta resistência e inegável resultado estético assim como pinos de retenção e cavidades retentivas foram sendo desnecessárias pois a técnica adesiva possibilitava a união entre o dente e o material restaurador com suficiente resistência.

As cerâmicas utilizadas nas restaurações protéticas em vista das pesquisas foram sendo modificadas e reforçadas e ao longo do tempo passaram a ser usadas em restaurações inclusive de dentes posteriores.

O estudo do pesquisador alemão que culminou com a publicação do artigo ceramic steel em 1975 mudou e muito o uso das ligas metálicas como suporte das cerâmicas estéticas pois a partir dai foi possível a utilização de infra estrutura de zircônia como suporte das cerâmicas estéticas.

A mistura de pó e liquido, pasta base e pasta catalizadora e ainda pigmentos também deram lugar a materiais odontológicos diversos que podem ser polimerizados por aparelhos que emitem luz alógena, os foto polimerizados.

Materiais de moldagem também evoluíram muito e a capacidade de reprodução dos detalhes do preparo e a confecção de modelos com alta fidelidade tornaram possível a confecção de próteses fixas de alta qualidade e integrada. Moldagens que antes eram realizadas de forma individual e tendo como moldeira anéis de cobre e godiva como material de moldagem foram substituídos por siliconas de adição. Estas além da capacidade de reprodução de detalhes ainda se mostraram estáveis por períodos de até uma semana.

Estes avanços só foram possíveis graças ao avanço da tecnologia e também do altíssimo grau de formação que o dentista experimentou nos últimos anos. As universidades, investindo cada vez mais no desenvolvimento de pesquisas e, os profissionais, buscando o seu aprimoramento cada vez maior. Com o advento do implante dentário osseointegrado nas duas últimas décadas talvez tenhamos experimentado um dos acontecimentos mais importantes da odontologia no mundo.

Pela primeira vez dentes perdidos poderiam ser substituídos por implantes e próteses de cerâmicas, as mais variadas possíveis, complementariam o tratamento reintegrando de forma muito significativa este paciente ao convívio psicosocial.

Resina Composta

Material usado na odontologia com a finalidade de restaurar (estética e funcionalmente) os dentes.
Veja mais...