MOSC, preservar o passado é conquistar o futuro.

Acervo Museológico

 

Fator constituinte e primordial para a espécie humana é a comunicação; presente, manifestada e aprimorada ao longo da sua história, de diferentes formas e maneiras. Conferindo novos contornos e possibilidades aos processos de comunicação, a prensa ou máquina de impressão tipográfica inventada por Johann Gutenberg na década de 1430 – século XV, constitui-se em evento significativo e modificou de forma substancial a história da humanidade, especialmente em campos como escrita, leitura, arte, educação e cultura.

Com o passar dos tempos, decorrentes da busca constante de melhorar e intensificar processos, surgem os recursos audiovisuais, como possibilidade de ampliar significados e tornar mensagens e conteúdos mais nítidos e precisos, como forma de comunicação que reúne principalmente imagem, som e movimento.

Os recursos audiovisuais são utilizados, com fins de comunicação, em várias áreas e atividades. Na comercial visam, especialmente, apresentar e/ou fortalecer produtos e marcas. Na educação, os recursos audiovisuais podem ser utilizados como dispositivos ou ferramentas para as atividades de ensino e processos de formação. E na odontologia, de modo geral, os recursos audiovisuais são utilizados nas atividades de divulgação de equipamentos, materiais e instrumentais costumeiramente utilizados na prática clínica; na comunicação entre profissional e usuário, bem como nos processos de formação profissional.

Do quadro negro, giz, mimeógrafo, retroprojetor, aos equipamentos multimídia e videoaulas, os recursos didáticos e audiovisuais estão presentes, sobretudo, na história dos cursos de Odontologia, nos seus processos de formação e ensino odontológicos. Portanto, compõem a história da Odontologia de Santa Catarina e, por consequência, o acervo do Museu de Odontologia de Santa Catarina (MOSC), diferentes dos referidos recursos, com distintas especificidades e finalidades, utilizados ao longo das décadas.