Acervo com a palavra-chave: prótese dentária

A Centrífuga Stif da década de 1950 foi utilizada na fundição de ligas metálicas odontológicas, permitindo a confecção de coroas e próteses com mais qualidade e seu uso representou um marco tecnológico nos laboratórios de prótese dentária no Brasil.

Publicado em 1917, o Manual Odontológico – Prothese Dentária de A. Coelho e Souza foi obra de referência no ensino e prática da prótese dentária, consolidando a odontologia científica no Brasil.

Cadinho metálico utilizado na fundição odontológica pela técnica da cera perdida, nas décadas de 1940 a 1960. Instrumento rudimentar, aquecia e vertia ligas metálicas diretamente nos moldes, marcando o início da fundição em prótese dentária.

A Mufla Odontológica é um dispositivo metálico usado na confecção de próteses dentárias, permitindo a inclusão e prensagem da resina acrílica em moldes de gesso. Foi essencial para padronizar a produção de dentaduras no século XX, garantindo maior resistência e adaptação.

Este motor, por intermédio de uma polia, acionava a bomba a vácuo que tinha a função de eliminação de bolhas de ar durante o vazamento de modelos de gesso em laboratórios de prótese.

Este torno para polimento, fabricado pela Zahn Dental Co., New York, era usado para o acabamento de Próteses Parciais Removíveis (PPR) e outras peças metálicas, como as Próteses Fixas de Ouro, comuns nas décadas de 50 e 60.

A balança de precisão para pesagem de ligas metálicas usadas na fundição de peças protéticas era uma peça essencial na prática odontológica, especialmente entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX.

Equipamento utilizado na confecção de coroas dentárias e pontes, predominantemente na década de 1950. Essa peça foi projetada para trabalhar com metais preciosos, como ouro e prata, essenciais para a odontologia restauradora da época.

O Articulador Ajustável Dentatus, com mesa incisal regulável, fabricado na Suécia na década de 50, é uma peça importante na história da odontologia, no campo da prótese dentária.

Pular para o conteúdo