Apreciação do currículo da faculdade de odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina: Estudo Analítico em Horas/aluno

  • Capa vermelha da separata da Revista da Faculdade de Odontologia da UFSC, publicada em julho a dezembro de mil novecentos e sessenta e oito.
  • Página interna com fundo bege contendo nove referências bibliográficas em texto datilografado, seguidas por uma seção intitulada “Observação” com explicações sobre a realidade curricular da UFSC em mil novecentos e sessenta e sete.
  • Página interna com fundo bege contendo nove referências bibliográficas em texto datilografado, seguidas por uma seção intitulada “Observação” com explicações sobre a realidade curricular da UFSC em mil novecentos e sessenta e sete.

Publicada em 1968, esta separata da primeira revista da UFSC traz a análise do currículo da Faculdade de Odontologia pelos professores Delmo Tavares, José Edú Rosa, Manoel Américo Barros Filho e Murilo José Nunes de Abreu.

O estudo utilizou o critério hora/aluno para avaliar a distribuição das disciplinas, contribuindo para o aprimoramento do ensino odontológico em Santa Catarina.

Contexto Histórico

Esta separata, publicada em 1968, integra a primeira revista editada pela Universidade Federal de Santa Catarina, exemplar nº 01, e representa um marco na documentação da história do ensino odontológico no estado. O artigo foi elaborado pelos professores Delmo Tavares, José Edú Rosa, Manoel Américo Barros Filho e Murilo José Nunes de Abreu, que, inseridos no ambiente de consolidação da Faculdade de Odontologia da UFSC, buscaram analisar criticamente a estrutura curricular então vigente.

Uso na Prática Odontológica

O estudo propôs uma reflexão inovadora ao utilizar a relação hora/aluno como parâmetro de avaliação. Essa abordagem permitiu visualizar a distribuição das disciplinas, carga horária e sua proporcionalidade, de forma a identificar desequilíbrios ou excessos em determinadas áreas de formação. O objetivo era ajustar o currículo às necessidades da comunidade catarinense, adequando o ensino às demandas sociais e profissionais de uma odontologia em expansão no Brasil dos anos 1960.

Impacto no Desenvolvimento da Odontologia

A inovação metodológica com o uso do critério hora/aluno antecipava discussões pedagógicas que só mais tarde se consolidariam em outros cursos do país auxiliando no planejamento educacional onde forneceu subsídios para debates internos da faculdade e para futuras reformas curriculares, aproximando o ensino da prática odontológica necessária à realidade regional e gerando importante valorização institucional como parte da primeira revista da UFSC, o trabalho simboliza a busca pela legitimação científica e acadêmica da jovem universidade e sua faculdade de odontologia.

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Local de Origem

Florianópolis, Santa Catarina (BR)

Período

Década de 60

Ano

1968

Autores

Delmo Tavares; José Edú Rosa; Manoel Américo Barros Filho; Murilo José Nunes de Abreu.

Tipo de Acervo
Bibliográfico, Outros
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